Sensação estranha nas pernas - "ao deitar sinto uma agonia nas pernas"
- Ariely Teotonio Borges
- 5 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Você já sentiu uma "agonia nas pernas", que também pode ser descrita como: "pinicação", "gastura", formigamento, queimação quando você deita ou fica muito tempo parado? Essa sensação pode ser causada pela Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), uma condição neurológica. Se essa sensação desagradável atrapalha o seu sono, é importante entender mais sobre essa síndrome.
O que é a Síndrome das Pernas Inquietas?
A SPI é caracterizada por uma vontade irresistível de mover as pernas, especialmente à noite, ao deitar ou ao ficar sentado por longos períodos. As sensações descritas pelos pacientes variam de formigamento e queimação a uma sensação de "gastura", agonia nas pernas. Essas sensações geralmente aliviam ao mover as pernas, mas podem prejudicar gravemente o sono e a qualidade de vida.
Causas da Síndrome das Pernas Inquietas
A SPI pode ter múltiplas causas, incluindo fatores genéticos. Estudos indicam que a síndrome pode estar associada a uma deficiência de ferro nas células do sistema nervoso e a anormalidades na neurotransmissão de dopamina. Além disso, várias condições médicas podem favorecer o desenvolvimento da SPI, como:
Deficiência de ferro
Anemia
Doença renal e hemodiálise
Diabetes
Artrite reumatoide
Doença de Parkinson
Gravidez, especialmente após 20 semanas
Certos medicamentos, como antidepressivos, anti-histamínicos sedativos e medicamentos anti-náusea, também podem desencadear a síndrome.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da SPI é clínico e deve ser feito por um neurologista ou especialista em sono. O médico avaliará se você apresenta necessidade de mover as pernas associada a sensações desconfortáveis, que pioram ao se deitar ou sentar e melhoram com o movimento. Não há exames específicos para a SPI, mas testes podem ser feitos para descartar outras condições médicas.
Tratamento para a Síndrome das Pernas Inquietas
O tratamento da SPI varia conforme a gravidade dos sintomas. Em alguns casos, a suplementação de ferro pode ser indicada. Outros tratamentos são feitos com medicamentos que aumentam os níveis de dopamina no cérebro.

Como controlar os sintomas?
Além do tratamento medicamentoso, algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a aliviar os sintomas da SPI:
Evitar bebidas com cafeína e energéticos
Reduzir o consumo de álcool e produtos de tabaco
Manter bons hábitos de sono
Reduzir o estresse
Garantir uma ingestão adequada de ferro na dieta
Exercícios leves e alongamentos também podem ser benéficos, mas é importante discutir com seu médico quais atividades são adequadas para o seu caso.
Se você está lidando com a sensação de "agonia nas pernas" e acha que pode ter a Síndrome das Pernas Inquietas, não hesite em procurar um neurologista. Um diagnóstico adequado e o tratamento correto podem melhorar significativamente a sua qualidade de vida.
Sou Dra. Ariely Teotonio Borges, médica neurologista e trabalho juntamente com cada um dos meus pacientes, com estratégias que os ajudem a melhorar sua rotina e qualidade de vida.