AVC e DERRAME, existe diferença?
- Ariely Teotonio Borges
- 15 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2023
AVC (Acidente Vascular Cerebral) e derrame, são duas formas para falar da mesma coisa. De forma genérica, é quando uma parte do cérebro é danificada devido a um problema no fluxo sanguíneo.

AVC ISQUÊMICO: uma artéria indo para o cérebro fica entupida ou se fecha, e parte do cérebro fica sem sangue por muito tempo.
AVC HEMORRÁGICO: uma artéria se abre e começa a sangrar dentro ou ao redor do cérebro.
Como os derrames afetam as pessoas?
Os efeitos de um AVC dependem de muitas coisas, incluindo:
Que tipo de derrame é?
Qual parte e quanto do cérebro é afetado?
A rapidez com que o derrame é tratado?
As pessoas que sofrem um derrame podem perder funções cerebrais importantes. Por exemplo, algumas pessoas ficam parcialmente paralisadas ou incapazes de falar. Infelizmente, O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo.
Por isso, a agilidade de atendimento médico especializado no caso de AVC é imprescindível.
Quais são os sintomas de um AVC?
Os sintomas de um AVC geralmente começam repentinamente. Esteja atendo a esses 6 sinais:
Equilíbrio – A pessoa está tendo problemas para ficar em pé ou andar?
Olhos – A pessoa está tendo problemas com a visão?
Rosto – O rosto da pessoa parece irregular ou caído de um lado?
Braço – A pessoa tem fraqueza ou dormência em 1 ou em ambos os braços? Um braço cai se ele tentare manter os dois braços estendidos?
Fala – A pessoa está tendo problemas para falar? A fala deles soa estranha?
Tempo – Se você notar algum desses sinais de AVC, chame uma ambulância (192). Você precisa agir RÁPIDO. Quanto mais cedo o tratamento começar, maiores serão as chances de recuperação.
Outro sintoma comum é uma dor de cabeça repentina e intensa, gerada a partir de um sangramento no cérebro.
Como são tratados os AVCs?
O tratamento correto depende do tipo de AVC que você está tendo. Você precisa chegar ao hospital muito rapidamente para descobrir isso.
No hospital, os médicos farão exames para confirmar que você está tendo um derrame e descobrir que tipo de derrame é.
Para AVCs do tipo isquêmico (artéria obstruída) o tratamento pode ser: Tratamentos que ajudem a reabrir as artérias e medicamentos que previnam novos coágulos sanguíneos.
Para AVCs do tipo hemorrágico (artéria rompida) o tratamento segue a linha de: Redução dos danos causados pelo sangramento dentro ou ao redor do cérebro, cirurgia ou um procedimento para tratar o vaso sanguíneo para evitar mais sangramento, diminuir ou parar o uso de medicamentos que aumentam o sangramento.
O que acontece depois de um AVC?
Algumas pessoas se recuperam de um derrame sem problemas sérios ou de longo prazo. No entanto, muitos perdem funções cerebrais importantes. Por exemplo, ficar incapacitado de falar, de alimentar-se ou mover um lado do corpo.
Nesse momento, é essencial o acompanhamento com um neurologista para definição dos melhores tratamentos e terapias para cada sequela deixada pelo AVC.
Sou Dra. Ariely Teotonio Borges, médica neurologista e trabalho juntamente com cada um dos meus pacientes, com estratégias que os ajudem a melhorar sua rotina de vida e minimizar sua necessidade de medicamentos.
Comments